A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira (10/11) à Avaliação Somativa 2025, exame estadual que mede a qualidade da educação e o aprendizado dos estudantes da rede pública de ensino de Mato Grosso.
Realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em parceria com os municípios e aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), da Universidade Federal de Juiz de Fora, a avaliação tem como objetivo monitorar o aprendizado, gerar indicadores e fortalecer a educação pública em todo o estado.
A professora Maria Lúcia Gonçalves Borges coordena o processo de aplicação da Avaliação Somativa em Cáceres, edição 2025. “Desde agosto, vem sendo desenvolvido um intenso trabalho de mobilização e capacitação dos gestores escolares e dos profissionais aplicadores, com suporte e coordenação geral da DRE Cáceres e da SEDUC/MT”, explicou Maria Lúcia.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, destacou a importância da participação dos alunos e escolas nesse processo. “A Avaliação Somativa é uma ferramenta essencial para medir os avanços da aprendizagem e orientar políticas públicas mais eficazes. Cada resultado reflete o esforço coletivo das escolas, professores e estudantes, e contribui para aprimorar a qualidade da educação em Cáceres”, afirmou Piovesan.
De acordo com a coordenadora pedagógica Luciana Gattass Crepaldi, participam desta segunda etapa 29 escolas do ensino fundamental da rede municipal, totalizando cerca de 1.143 alunos do 2º ano. As provas seguem até o dia 21 de novembro.
A primeira etapa da Avaliação Somativa, voltada para os alunos do 5º ano, foi realizada entre os dias 6 e 17 de outubro, com a participação de 1.152 estudantes.
Luciana observa que a Avaliação Somativa também está diretamente ligada a indicadores fundamentais, como o ICMS Educacional, que garante mais recursos para os municípios, e o ICA (Indicador da Criança Alfabetizada), que mede a alfabetização na idade certa e integra o Prêmio Alfabetiza, voltado a reconhecer e valorizar as escolas que se destacam na alfabetização.
“Cada criança alfabetizada até o 2º ano representa um avanço significativo para toda a educação de Cáceres e de Mato Grosso, um verdadeiro passaporte para o futuro”, conclui Luciana Gattass.
Esdras Crepaldi / DRT 940 MT




